Desinvestimento

A francesa Total e a Petrobras formam aliança estratégica nas áreas de E&P e G&E

Redação/Agência Petrobras
24/10/2016 12:25
A francesa Total e a Petrobras formam aliança estratégica nas áreas de E&P e G&E Imagem: Divulgação/Pedro Parente Visualizações: 110

Petrobras e Total informam que seus respectivos presidentes, Pedro Parente e Patrick Pouyanné, estão assinando, hoje, no Rio de Janeiro, um memorando de entendimento para consolidação de uma aliança estratégica nos segmentos de Exploração & Produção (E&P) e Gás & Energia (G&E) no Brasil e oportunidades potenciais no exterior.

A partir desse memorando, as empresas se comprometem a avaliar conjuntamente oportunidades no Brasil e no exterior em áreas-chaves de interesse mútuo, beneficiando-se de suas reconhecidas experiências em todos os segmentos da cadeia de óleo e gás.

Na primeira fase do acordo, as companhias pretendem focar nas áreas de E&P e G&E.

No segmento de E&P, a Petrobras irá oferecer parcerias em projetos no Brasil, enquanto a Total irá propor oportunidades de parceria no exterior. Essa nova aliança permitirá que as duas companhias potencializem suas experiências e competências técnicas no desenvolvimento de águas profundas, visando otimizar a produção e desenvolver essas atividades no Brasil e em outras províncias promissoras de óleo e gás, compartilhando custos e riscos em projetos de alta complexidade e elevados investimentos.

No segmento de G&E, as companhias desenvolverão atividades conjuntas na área de gás natural e energia elétrica no Brasil.

Numa segunda fase, o memorando prevê, ainda, a extensão da parceria estratégica para todos os segmentos da área de refino e gás natural.

Atualmente, a Petrobras e a Total são parceiras em 15 consórcios de exploração e produção, sendo nove no Brasil e seis no exterior. No Brasil, são parceiras na área de Libra, primeiro contrato pelo regime de partilha de produção, localizada no pré-sal da Bacia de Santos. No exterior, são parceiras no campo de Chinook, no Golfo do México nos EUA, no campo de águas profundas Akpo, na Nigéria, e nos campos de gás de San Alberto e San Antonio/Itau, na Bolívia, além de serem sócias no gasoduto Bolívia-Brasil.

A Petrobras é uma empresa integrada de energia com foco em óleo e gás, reconhecida como líder de exploração e produção em águas profundas e ultra-profundas, operando principalmente no Brasil. Atualmente, a Petrobras produz 2,88 milhões de barris de óleo equivalente por dia. A companhia tem como valores o respeito à vida, às pessoas e ao meio ambiente; ética e transparência; orientação ao mercado; superação e confiança; e resultados.

A Total é uma empresa integrada de energia, sendo uma das principais empresas internacionais do setor de óleo e gás natural e a segunda maior operadora de energia solar do mundo, com a SunPower. Seus 96.000 funcionários têm compromisso com a energia mais segura, limpa, eficiente, inovadora e acessível ao maior número de pessoas possível. A Total, como cidadã corporativa responsável, se concentra em garantir que suas operações, em mais de 130 países, produzam benefícios econômicos, sociais e ambientais de forma consistente.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13