Sobena 2008

A demanda por profissionais no competitivo mercado naval em discussão no Rio

O 22º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), que começou ontem, fez nesta terça-feira (14) um balanço da indústria naval, e teve como principais temas em discussão a demanda de um mercado naval forte e c

Redação
14/10/2008 18:54
Visualizações: 28

O 22º Congresso Nacional de Transporte Aquaviário, Construção Naval e Offshore, a Sociedade Brasileira de Engenharia Naval (Sobena), que começou ontem, fez nesta terça-feira (14) um balanço da indústria naval, e teve como principais temas em discussão a demanda de um mercado naval forte e competitivo.

 

A preocupação por uma educação corporativa como ferramenta de competitividade na construção naval brasileira, assim como o perfil, a qualificação e as competências dos novos profissionais do setor naval foram temas abordados hoje no evento, durante os painéis de Construção Naval e Recursos Humanos.

 

O encontro contou também com os painéis de Hidrodinâmica, Projetos, Transporte e Logística, Estrutura e Análise de Risco.

 

Além disso, nesta tarde, ocorreram duas palestras internacionais e os palestrantes receberam o prêmio Sobena International Award. A primeira palestra, Our World – Wonder and Challenge, foi apresentada por Thomas Lamb, da University of Michigan, dos EUA, e a segunda, Efficient Modeling of Separated Flows in Offshore and Ship Hydrodynamics, foi apresentada por Ronald W. Yeung, professor da University of California at Berkeley, também dos EUA.

 

A EXPONAVAL 2008, que acontece no horário das 10:00 às 18:00 horas, tem visitação livre e conta com participação de 20 empresas do setor naval, dentre eles, estaleiros, indústrias de offshore, empresas fornecedoras de componentes e serviços e de instituições de ensino e pesquisa do setor naval.

 

Nas sessões técnicas, realizadas apartir de hoje 14 até quinta-feira (16), durante as manhãs, foram apresentados 112 trabalhos, selecionados pelo Comitê Técnico do Congresso. Esse Comitê foi composto por especialistas nas diversas áreas de interesse do evento. Para garantir tempo adequado para a apresentação e discussão de cada trabalho técnico, a programação diária foi distribuída por cinco sessões paralelas, cobrindo 29 sessões técnicas.

 

O evento conta ainda, no final do dia, com um painel sobre o transporte aquaviário de etanol, coordenado por Marco Antonio Petkovic, da Transpetro. O Congresso e a feira, que seguem até esta sexta-feira (17), encerraram o dia com um coquetel oferecido pel Techlabor.

 

5° ENAV

 

Ao ser realizado paralelamente ao SOBENA, o 5° ENAV facilita a união do setor naval e a troca de experiências entre os estudantes e o mercado, e tem como tema principal a qualificação de engenheiros e tecnólogos navais mediante a expansão da construção naval no Brasil.

 

Nesta terça-feira, o encontro contou com palestras sobre a evolução das tecnologias aplicadas em revestimentos anticorrosivos, sistemas de combate à incêndio por água nebulizada, o papel da engenharia offshore e ao final do dia, a palestra sobre sociedade classificadora ABS, apresentada pelo engenheiro Pacheco, da American Bureau os Shipping.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13