América do Sul

A Argentina Enarsa buscará acuerdo de energia com a China

Dow Jones Newswires
20/08/2004 03:00
Visualizações: 19

A nova empresa de energia Enarsa, controlada pelo Estado argentino, tentará firmar acordos com a China para explorar jazidas petrolíferas e de gás natural na Argentina, segundo declarações de um dos seus executivos publicada pelo diário Clarín, na quinta-feira (19/08).
O empresário Ezequiel Espinosa, designado titular da Enarsa pelo governo do presidente Néstor Kirchner, em uma entrevista disse que a empresa sairá ao mercado internacional a buscar financiamento para seus projetos.
"Vamos convidar outras empresas, como a PDVSA ou a Petrobras. Além do mais, a primeira tarefa do novo presidente da Enarsa será viajar à China para negociar um acordo", disse Espinosa.
O estatuto de Enarsa foi aprovado pelo Senado e remetido à Câmara de Deputados. Será uma sociedae anônima em que a maioria dos seus acionistas (53%) estará em mãos do estado federal e 12% em poder das províncias com recursos petroleiros. Os restantes 35% serão oferecidos a investidores privados na Bolsa.
Kirchner e o presidente venezuelano Hugo Chávez já anunciaram o propósito de fazer acordos entre PDVSA e a nascente Enarsa, com vistas a constituir um organismo de energia sulamericano.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19