Evento

3º Fórum de Geração Distribuída e Cogeração vai debater soluções para avanço do setor

Redação/Assessoria
06/09/2017 14:31
Visualizações: 190

A Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) promove, no dia 21 de setembro, no Hotel Grand Hyatt, em São Paulo, o “III Fórum Geração Distribuída e Cogeração – Retomando a Construção de um Futuro Ciclo de desenvolvimento”.

O fórum visa fomentar o debate de temas relacionados ao setor, especialmente dos entraves que o País enfrenta para o avanço da Geração Distribuída (GD).

Outro objetivo da Cogen é o de abordar a expansão do setor elétrico brasileiro por intermédio da GD e os impactos sobre o Sistema Interligado Nacional (SIN), bem como sobre a comercialização dos excedentes da micro e mini GD e as novas tecnologias e oportunidades de negócios.

“O fórum é mais uma de nossas iniciativas para reunir os players do mercado – além de representantes relevantes dos governos federal, estadual e municipal – com a finalidade de gerar ideias que contribuam para tornar o setor mais robusto e integrado”, afirma Newton Duarte, presidente executivo da Cogen.

Entre as autoridades convidadas estão nomes como os do ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho, do secretário de Energia e Mineração do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles, ambos na cerimônia de abertura; e do prefeito de São Paulo, João Dória.

A programação

A cerimônia de abertura começa às 9h e tem entre os convidados o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho; o secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles; o presidente da Ecogen, Nelson da Silva Cardoso Oliveira; o presidente executivo da Cogen, Newton Duarte; e o presidente do Grupo CanalEnergia, Rodrigo Ferreira.

O primeiro painel, às 10h, debate o novo modelo de Geração Distribuída, e contará com a participação do diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais de Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ricardo Gorini de Oliveira; do diretor geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Donizete Rufino; do diretor de Administração dos Serviços de Transmissão do Operador Nacional do Sistema (ONS), Francisco José Arteiro de Oliveira; e do presidente do Conselho de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), Rui Guilherme Altieri Silva. A moderação é de Rodrigo Ferreira, Presidente do Grupo CanalEnergia.

O segundo painel tem início marcado para 11h30 e coloca em pauta o avanço da tecnologia para a Geração Distribuída. Entre os convidados, o diretor geral do setor de Infraestrutura e Cidades da Siemens, Guilherme Vieira de Mendonça; e o gerente de Vendas da GE Power, Jose Renato Bruzadin. A moderação é do presidente da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), Humberto Barbato.

Durante o almoço, o diretor Técnico da consultoria PSR, Bernardo Bezerra, vai falar sobre "Fontes Renováveis através da GD".

Na sequência, um talk show vai abordar as questões relacionadas à GD com fontes de biomassa e biogás. Nesse terceiro painel, previsto para às 14h, o tema será debatido por convidados como a presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Única), Elizabeth Maria Mercier Querido Farina; o presidente executivo da Associação das Industrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (Siamig), Mario Campos; e o presidente da Gas Brasiliano, Walter Fernando Piazza Júnior. A moderação é de Carlos Roberto Silvestrin, presidente da Cone Consultoria.

O quarto painel, programado para 15 horas, debate a importância do gás natural para a GD. Participam do debate o presidente da Ecogen, Nelson da Silva Cardoso Oliveira; o presidente da Gás Natural Fenosa Brasil, Bruno Armbrust; o diretor Comercial da Comgás, Sergio Silva; e Alessandra Marinheiro, da Contour Global. O moderador é o Ph.D. Afonso Henriques Moreira Santos, professor da Universidade Federal de Itajubá.

O quinto painel trata dos desafios que permeiam a energia solar para a GD. A mesa redonda conta com as participações do secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Eduardo Azevedo Rodrigues; do presidente da Tradener, Walfrido Victorino Ávila; e do diretor da Engie, Leonardo Serpa. A moderação é do Ph.D. Jose Sidnei Colombo Martini, professor da Universidade de São Paulo (USP).

Para encerrar o evento, está prevista a participação do prefeito da São Paulo, João Doria Júnior.

Serviço

III Fórum Geração Distribuída e Cogeração – Retomando a Construção de um Futuro Ciclo de Desenvolvimento

Local: Hotel Grand Hyatt | São Paulo (Avenida das Nações Unidas 13.301 - Itaim Bibi, São Paulo)

Data: 21 de setembro de 2017

Horário: 8h30 (credenciamento) às 18h

Inscrições: http://www.ctee.com.br/forum-cogen-inscricao

Programação: http://www.ctee.com.br/forum-cogen-programacao

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13