Lançamento

2ª edição do Anuário da Indústria de Petróleo no Rio de Janeiro reúne principais players do mercado na Firjan

Redação/Assessoria
10/07/2017 14:36
2ª edição do Anuário da Indústria de Petróleo no Rio de Janeiro reúne principais players do mercado na Firjan Imagem: Vinicius Magalhães Visualizações: 265

Com o calendário de leilões e outros programas de estímulo, a indústria de petróleo vive um novo momento. Nesse contexto, conhecer as principais perspectivas, desafios e tendências desse mercado é primordial para a tomada de decisões das empresas. A fim de apresentar informações e análises especializadas sobre o mercado de petróleo, o Sistema Firjan lançou a 2ª edição do Anuário da Indústria de Petróleo no Rio de Janeiro, em um evento que reuniu os principais atores desse segmento.

Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, presidente da Federação, ressaltou a importância da indústria de petróleo e gás para a economia fluminense. “O petróleo tem um grande potencial de agregar valor, emprego e renda. É primordial que possamos trabalhar na produção de petróleo rapidamente. Nosso estado é privilegiado e tem toda a capacidade de entregar bens e serviços para esse mercado”, afirmou.

Décio Oddone, diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), falou sobre as rodadas de licitação programadas para este ano e seu potencial para atração de investidores nacionais e internacionais. Contudo, ele pontuou que é necessário adotar ações de fomento no curto prazo: “Há cerca de 50 projetos de produção paralisados pelas mais diferentes razões. Devemos resolver essas questões para abrir espaço de crescimento para o mercado”.

Neste ano estão programadas a 14ª Rodada de Blocos para Exploração e Produção, em 27 de setembro, e a 2ª e 3ª Rodadas do Pré-sal, em 27 de outubro. Márcio Félix, secretário de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis do Ministério de Minas e Energia (MME), destacou que os leilões abrem perspectivas para o estado do Rio. “Temos a maior oportunidade de petróleo do mundo, com cinco bilhões de barris descobertos, inclusive no litoral do estado. É uma reserva com alta produtividade”, detalhou.

Já o presidente do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), Jorge Camargo, pontuou que o desenvolvimento desse mercado demanda que o país proporcione condições favoráveis e segurança jurídica às empresas.

“Vivemos uma janela de oportunidades extraordinária no estado do Rio. É a unidade federativa que tem mais a oferecer e receber da indústria de petróleo. Temos que aproveitar para fazer as economias fluminense e nacional avançarem”, defendeu Camargo.

Visão do mercado

A 2ª edição do Anuário da Indústria de Petróleo no Rio de Janeiro é dividida em quatro capítulos, que abordam os temas Exploração e Produção; Abastecimento; Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação; e Reflexos Socioeconômicos. Reunindo artigos dos principais atores do mercado, o Anuário traz a visão de especialistas sobre os desafios e oportunidades das atividades de petróleo, além de dados e informações qualificadas sobre a indústria fluminense. De acordo com o documento, esse mercado contribuiu com US$ 10 bilhões de saldo positivo para as contas públicas do estado do Rio em 2016.

“As empresas voltaram a apresentar lucro e discutir investimentos. Temos, agora, que trabalhar para agregar valor aos nossos ativos. Precisamos atuar em conjunto para que o operador possa produzir óleo, a indústria fornecedora oferecer bens e serviços e a sociedade se beneficiar dessa riqueza”, disse Karine Fragoso, gerente de Petróleo, Gás e Naval do Sistema Firjan.

O evento contou com um segundo painel de debates, em que representantes da indústria e da academia apresentaram sua visão sobre o mercado.

Participaram Bruno Musso, diretor-geral da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip); Telmo Ghiorzi, diretor da Associação Brasileira das Empresas de Serviço de Petróleo (ABESPetro); Fernando Borges, ‎gerente executivo de Libra da Petrobras; e Adilson de Oliveira, membro do Conselho Curador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13