Contratação de Energia

2° Leilão de Energia de Reserva de 2015 tem diretrizes aprovadas

MME
18/03/2015 13:30
2° Leilão de Energia de Reserva de 2015 tem diretrizes aprovadas Imagem: Free Images Visualizações: 184

O Ministério de Minas e Energia (MME) publica, no Diário Oficial da União (D.O.U) desta terça-feira, 17 de março, a Portaria MME nº 70, que define as diretrizes para o segundo Leilão para Contratação de Energia de Reserva a ser realizado ainda este ano, denominado 2° Leilão de Energia de Reserva de 2015.

No 2º Leilão de Energia de Reserva de 2015, a ser realizado em 13 de novembro de 2015, serão negociados Contratos de Energia de Reserva (CER) na modalidade por quantidade e com prazo de 20 anos com início de suprimento em 1° de novembro de 2018, para contratação de energia a partir da fonte solar fotovoltaica e a partir da fonte eólica.

O resultado final do certame utilizará como critério de classificação o preço do lance, considerando-se a capacidade de escoamento da Rede Básica para os produtos, ficando garantida a conexão ao Sistema Interligado Nacional (SIN) aos vencedores do certame. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS ) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) deverão publicar Notas Técnicas para a definição da capacidade de escoamento da rede de transmissão, e posterior utilização para classificação dos lances no leilão, considerando a expansão da Rede Básica já contratada, com previsão de operação prevista até maio de 2018.

Serão estabelecidos produtos específicos por fonte, com o múltiplo objetivo de considerar as especificidades de cada fonte, diversificando a matriz elétrica e propiciando uma competição isonômica e o atendimento à garantia de suprimento. Os preços teto dos produtos serão calculados pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), aprovados pelo MME e estabelecidos quando da publicação do Edital pela ANEEL, respeitadas as características de cada fonte.

Os empreendedores interessados em participar do 2º Leilão de Energia de Reserva de 2015 deverão requerer o cadastramento dos respectivos projetos junto à Empresa de Pesquisa Energética – EPE, protocolando os documentos necessários entre o dia 4 de maio de 2015 até as 12 horas do dia 18 de junho de 2015, nos termos das diretrizes publicadas.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19