Evento

1º Simpósio Internacional sobre Compliance

Redação
03/07/2015 14:33
1º Simpósio Internacional sobre Compliance Imagem: Ilustração Tn Petróleo Visualizações: 301

“Introdução, Conceito e Implementação de Práticas de Compliance nas Empresas” foi o tema do 1º Simpósio Internacional, realizado pela AHK e TN Petróleo (1 de julho), no auditório da Pellon & Associados Advocacia.

O propósito do Simpósio foi ampliar a discussão sobre esse tema tão em voga hoje, em função das turbulências não só locais, como globais e abrir espaço para a troca de informações e experiências entre executivos e empresas.

O diretor executivo da AHK, Hanno Erwes, iniciou o evento dando as boas-vindas aos participantes. Na palestra de abertura o responsável pela Agência Alemã de Cooperação Internacional – GIZ e também pelo Projeto Alliance for Integraty, Noor Naqschbandi, falou sobre a importância do Compliance, visto como investimento e relatou algumas experiências de sucesso em empresas alemãs.

Ressaltou também o trabalho que vem sendo feito na Alemanha através do Governo, instituições e corporações com programas anticorrupção, que propõem modelos e guias que ajudam a reforçar a integridade do negócio e da importância do engajamento começar na direção da empresa “tone from the top”, para que todos os outros níveis colaborem e também se engajem no processo.

No primeiro painel o consultor Wanderlei Passarella falou sobre Governança Corporativa: Aspectos Gerais. Pontuou o desafio atual da governança corporativa que vem assumindo um caráter de regulação, de começar a entender melhor e controlar os processos das empresas.

Finalizou ressaltando que Cultura (inovação, adaptação, pioneirismo) e Sistema (método, pesquisa, compliance) são os dois fatores básicos para o sucesso e a longevidade das organizações.

No segundo painel o tema abordado foi a Lei Anticorrupção e Gestão de Fornecedores, tendo como palestrantes, Ernani Teixeira Junior, da Pacheco Neto, Sanden, Teisseire Advogados de São Paulo, que falou sobre a Importância da Lei Anticorrupção Brasileira: Evolução e Características Principais; e Marcello Lobo, da Pinheiro Neto Advogados, Rio de Janeiro, falando sobre Parcerias e Contratação de Fornecedores.

O terceiro painel falou sobre A Regulamentação da Lei Anticorrupção e Aspectos Operacionais de Gerenciamento de Riscos, Controles Internos e Compliance. Os palestrantes deste painel, Charles Wowk e Emerson Mello da Stüssi-Neves Advogados, São Paulo, apresentaram respectivamente os temas: O Ambiente Corporativo e as Novas Regras para Prevenção a Atos Ilícitos e Programas de Compliance: Visão Integrada entre Gerenciamento de Riscos e Controles Internos.

No último painel sobre Acordos de Leniência, José Alexandre Buaiz Neto da Pinheiro Neto Advogados de Brasilia, apresentou o tema Efetividade dos Acordos de Leniência: Quando Buscar os Acordos, sua Importância e Aplicações.

O evento contou com o apoio da GIZ, Agência Alemã de Cooperação Internacional, da Alliance for Integrity e como patrocinadores Pacheco Neto, Sanden, Teisseire Advogados, Pellon & Associados Advocacia e Pinheiro Neto Advogados.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20