Evento

10º Seminário Internacional de Transporte Hidroviário Interior em Belém, PA


22/08/2017 19:11
Visualizações: 315

Entre 12 e 14 de Setembro, a Estação das Docas em Belém irá receber o mais importante seminário técnico sobre navegação fluvial da América Latina. Será o 10° Seminário Internacional de Transporte Hidroviário Interior promovido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Naval, a SOBENA. O evento é ponto de encontro de autoridades e especialistas que têm como objetivo promover o desenvolvimento técnico da navegação fluvial nas hidrovias do Brasil e da América Latina.

O evento conta com patrocínio ouro da Wartsila, Estaleiro Rio Maguari e da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP). A YANMAR e SOTREQ são patrocinadores prata do evento, que conta ainda com Schottel, EASA Estaleiros Amazônia S.A., Interocean Engenharia, American Bureau of Shipping, Unipilot, Blommaert e o Terminal de Grãos Ponta da Montanha como patrocinadores bronze. Estes patrocinadores, amplamente atuantes na navegação fluvial brasileira, confirmam a relevância do seminário como ambiente técnico ideal para debate das oportunidades e desafios para desenvolvimento da navegação interior.

Para apoio e desenvolvimento da programação técnica e institucional, o 10° Seminário Internacional de Transporte Hidroviário Interior da SOBENA conta ainda com o relevante apoio dos sindicatos de Construção Naval do Pará (Sinconapa), dos Armadores do Pará (Sindarpa) e dos Operadores Portuários do Pará (Sindopar). O apoio técnico ficou a cargo da Coppe/UFRJ, da Faculdade de Engenharia Naval (FENAV) da UFPA e do CNPQ, garantindo excelência no conteúdo técnico que vai ser apresentado durante os três dias de evento. O evento tem ainda a chancela do Movimento Pró Logística Pará (MPL Pará) e da Associação dos Profissionais de Logística da Amazônia (ASPLAM), ressaltando a relevância do debate técnico para o desenvolvimento hidroviário como diferencial logístico para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Programação do evento

Após a sessão de abertura com autoridades da ANTAQ, Ministério de Transportes, Secretaria de Portos, Marinha do Brasil e do Governo do Pará, haverão duas palestras de abertura, sendo a primeira do Sr. Adalberto Tokarki, diretor geral da Antaq, e a segunda da Azhar Jaimurzina, chefe do departamento de infraestrutura para América Latina da ONU, apresentando um panorama das hidrovias na América do Sul e no Brasil.

Em seguida teremos um painel sobre construção naval, debatendo oportunidades e o mercado para os estaleiros, tecnologias de construção naval, bem como o efeito positivo multiplicador da construção naval sobre as economias locais. Ainda no final do primeiro dia teremos um painel de logística hidroviária, debatendo a expansão do transporte de agrograneis pelo Arco Norte, além de projetos importantes de dragagem, projetos portuários e transporte de carga geral por hidrovias.

No segundo dia de evento os painéis irão debater o desenvolvimento de hidrovias na Amazônia, incluindo apresentações de projetos no Equador, Peru e Colômbia. Em seguida um painel irá debater a aplicação de inovações tecnológicas à embarcações fluviais, com destaques para sistemas de informação e segurança, e eficiência energética de propulsão para comboios. O segundo dia será fechado com uma mesa redonda de debate sobre o papel dos engenheiros e tecnólogos navais no mercado de projeto, construção naval e navegação interior.

O último dia de evento contará com a apresentação de projetos com energia solar e propulsão elétrica para embarcações fluviais, seguido da apresentação de navegação pela barra Norte do Amazonas. Para finalizar o evento, a SOBENA irá promover o tradicional painel de Segurança da Navegação em Hidrovias, com debates entre Capitania dos Portos, armadores, praticagem e arbitragem de avarias.

Dessa forma a SOBENA espera manter usa contribuição com o desenvolvimento tecnológico para a navegação interior, ampliando o debate e o conhecimento sobre os principais desafios para melhoria das condições de segurança e eficiência operacional em hidrovias.

Exposição e networking

Neste 10° Seminário, a SOBENA vai contar com uma exposição de “TableTop Displays”, no ambiente de coffee breaks e coquetéis, proporcionando aos participantes, patrocinadores e expositores um ambiente inovador para apresentação de soluções técnicas para a navegação fluvial.

Para maiores informações sobre a exposição, entre em contato com a secretaria da SOBENA através do e-mail sobena@sobena.org.br, ou pelo telefone (21) 2262 9079.

Sobre a SOBENA

A Sociedade Brasileira de Engenharia Naval – SOBENA foi fundada nos primórdios da fase moderna da construção naval brasileira, em 15 de março de 1962, com o objetivo de congregar engenheiros, técnicos e outros profissionais que atuam nas seguintes atividades: construção e reparo naval, projetos e serviços de engenharia, construção e conversão de plataformas e outras unidades offshore, transporte marítimo, transporte fluvial, hidrovias, portos, bases de apoio offshore, logística offshore, exploração e produção de recursos naturais, energia no mar, e proteção do meio ambiente marinho.

Desde a sua fundação, a SOBENA vem promovendo o desenvolvimento tecnológico em suas áreas de interesse, através de diversos meios tais como conferências, seminários, palestras e debates. A SOBENA também vem atuando politicamente, quando necessário, pronunciando-se a respeito de tópicos de interesse nacional, relacionados com suas atividades.

A SOBENA é uma sociedade civil sem fins lucrativos que foi declarada de Utilidade Pública Federal pelo Decreto nº 97.589/89. A Diretoria da SOBENA é eleita pelo voto direto de seus associados reunidos em Assembleia Geral Ordinária nos anos pares dela, fazendo parte, profissionais de reconhecido mérito em seus setores de atividade.

Serviço:

10º Seminário Internacional de Transporte Hidroviário Interior

Data: 12 a 14 de setembro de 2017

Local: Estação das Docas, Belém-PA

Inscrição e informações:

As inscrições são limitadas, e devem ser realizadas através do site www.sobena2017.galoa.com.br/

Maiores informações sobre outros eventos da SOBENA, ou para contato com a secretaria acesse o site www.sobena.org.br

 

 

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13